O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que possuem três etapas. Cada uma das etapas do nosso cronograma promove um cuidado específico e, juntas, dão aos fios todo o cuidado que eles precisam.
Benefícios do cronograma capilar:
Como já dito anteriormente o cronograma capilar possui três etapas, sendo elas hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem diferentes benefícios. Saiba mais sobre eles:
Benefícios da hidratação: Combate a opacidade dos fios, dessa forma deixa-os mais brilhantes e macios. Por isso, evita pontas duplas e queda.
Benefícios da Nutrição: Reduz o frizz, proporciona vida e movimento. Sobretudo, deixa os fios mais saudáveis e encorpados, sela as cutículas e prolonga os efeitos da hidratação capilar.
Benefícios da reconstrução: Recupera a saúde dos fios. Ou seja, restaura os danos e, como o próprio nome diz, reconstrói a fibra capilar, devolvendo a textura do cabelo.
Como identificar a necessidade do seu cabelo?
Em bora o cronograma capilar seja dividido em três partes, haverá apenas uma delas que se tornará o tratamento principal. E aí é que entra a pergunta: “mas como é que eu vou saber qual etapa de cuidados o meu cabelo está precisando?”. A resposta para isso é muito simples: faça um teste de porosidade. Esse procedimento é muito simples e pode ser feito rapidamente em casa por qualquer um, não precisa ser nenhum profissional para isso.
Teste de porosidade:
– Arranque ou corte um pedaço de fio de cabelo, de preferência das pontas.
– Coloque água dentro de um copo e jogue o fio lá dentro.
– Espere por volta de 2 minutos e verifique o copo.
– Caso o seu fio tenha boiado, temos boas noticiais: seu cabelo está com a porosidade baixa e precisa apenas de um tratamento leve de hidratação, portanto, realizará o cronograma capilar com foco em hidratação.


Quem pode aderir o cronograma capilar?
Qualquer pessoa pode estar aderindo o cronograma capilar. A grande questão é que o cronograma capilar é um cuidado que todo tipo de fio precisa. Portanto, não importa se está saudável ou danificado, pois o cronograma, além de recuperar, também o protege. O que vai diferenciar de uma pessoa para outra é a etapa que será feita com mais frequência, que fica definido a partir do teste de porosidade que ensinamos no item anterior.